O Wright Flyer 1, foi o primeiro objeto mais pesado que o ar a voar. Construído pelos irmãos Wilbur e Orville Wright, voou pela primeiro vez no dia17 de Dezembro de 1903.
Apesar do reconhecimento, há polêmicas quanto a ser o vôo do Flyer 1, o primeiro controlado, mas diferente de outros engenhos anteriores ao Flyer 1, que também foram controlados, não houve auxilio mecânico na decolagem. A aeronave não se elevou ao ar por meios próprios, mas catapultado mecanicamente, i.é, com auxílio de equipamento de lançamento. O mesmo vôo foi efetuado em condições de limitação do percurso, com a distância de vôo só alcançada em conformidade com a potência de lançamento da máquina auxiliar. O vôo ocorreu com a presença de testemunhas, como o presidente do banco da cidade e alguns funcionarios públicos, caracterizando portanto um evento com credibilidade pública, quase semelhante ao vôo do 14-Bis de Santos Dumont, em que especialistas, jornalistas e milhares de pessoas presenciaram o fato.
Um aparelho voador mais pesado que o ar foi inventado pelo francês Clément Ader em 1890. No entanto, não permitia controlar a direcção do vôo.
O vôo do Flyer 1, apesar de reconhecido pela FAI como o primeiro, é geralmente desconsiderado por brasileiros, pois a aeronave, apesar de ter decolado com força própria, necessitava de um trilho, ou rampa, de lançamento, ao contrário do 14-bis do brasileiro Alberto Santos Dumont, que, por possuir rodas, não necessitava de tais trilhos.
O vôo do Flyer 1, apesar de reconhecido pela FAI como o primeiro, é geralmente desconsiderado por brasileiros, pois a aeronave, apesar de ter decolado com força própria, necessitava de um trilho, ou rampa, de lançamento, ao contrário do 14-bis do brasileiro Alberto Santos Dumont, que, por possuir rodas, não necessitava de tais trilhos.
FICHA TÉCNICA
Comprimento: 6.43 m
Altura: 2.74 m
Velocidade; 48 km/h
Comprimento: 6.43 m
Altura: 2.74 m
Velocidade; 48 km/h
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