segunda-feira, 25 de junho de 2012

Questão 9 - A Embraer é uma das maiores empresas do mundo e é um orgulho nacional. Faça uma breve descrição dela e cite pelo menos três projetos desenvolvidos pela empresa.

A Embraer ou Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A, é um conglomerado brasileiro fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares.
Ao lado da rival canadense Bombardier, é a terceira maior produtora mundial de jatos civis, atrás de Airbus e Boeing, e uma das maiores companhias exportadoras do Brasil em termos de valor absoluto desde 1999. Detém também a maior carteira de pedidos entre os fabricantes de jatos regionais de passageiros, sendo líder de mercado no segmento de 70 a 122 assentos.
Fundada no ano de 1969, seu primeiro presidente foi o engenheiro Ozires Silva, que havia liderado o desenvolvimento do avião Bandeirante. Inicialmente, a maior parte de seu quadro de pessoal formou-se pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) do Centro Técnico Aeroespacial (CTA).
Atualmente a empresa encontra-se em ascendência, com muitos contratos de venda, e expandindo-se não somente em espaço físico, mas também em número de empregados, contando com cerca de dezessete mil empregados, dos quais aproximadamente onze mil são diretos e seis mil indiretos.
A Embraer nasceu como uma iniciativa do governo brasileiro dentro de um projeto estratégico para implementar a indústria aeronáutica no país, em um contexto de políticas de substituição de importações. Está sediada na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, com diversas unidades no Brasil e exterior, inclusive duas joint-ventures, uma na China, a Harbin Embraer, e outra em Portugal, a OGMA. Para teste de aviões a companhia possui uma pista de pouso e decolagem na cidade de Gavião Peixoto (Aeródromo de Gavião Peixoto), cuja extensão de 4967 metros é considerada a quarta pista asfaltada mais longa do mundo.



O Embraer EMB-314 Super Tucano é uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), para uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia brasileira em proveito do projeto SIPAM/SIVAM, e de treinador inicial para pilotos de caça.
Super Tucano at URUBRA I exercise.jpg 

O Legacy é uma aeronave bimotor executiva de grande porte e alcance intercontinental, com motorização turbofan, com capacidade para transportar 15 ou 20 passageiros, dependendo da configuração adotada, fabricado no Brasil a partir da década de 2000 pela Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, que é hoje a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, uma das mais admiradas, e tem mais de 40 anos de história na fabricação de aviões comerciais, aviões para uso executivo, entre eles o EMB-121 Xingú, aviões para uso militar, entre eles o Tucano, e até um utilitário para aviação agrícola, o Ipanema.
Embraer legacy 600 g-irsh arp.jpg 

O ERJ-135 é um avião desenvolvido e fabricado pela empresa brasileira Embraer. Trata-se de uma versão encurtada do ERJ-145, cuja bem sucedida família ainda conta com o intermediário ERJ-140Os três tipos já venderam mais de 1.200 unidades, que voam em todos os continentes.
 Embraer ERJ-135 1 Ploemeur 02-04-05.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário