terça-feira, 26 de junho de 2012

MINI RELATÓRIO - AEROMODELO

1- Foto do aeromodelo

2- Tabela de testes

Testes
Descrição
Δt
Deixamos o Mokito no chão e soltamos.
Ele levantou vôo, mas voou baixo e logo perdeu força.
5s
Lançamos o Mokito para cima com vento.
Ele voou mais alto que o 1º teste e ficou mais tempo no ar.
9s
Lançamos o Mokito com força e para frente.
Ele voou mais baixo que o 2º teste e ficou menos tempo no ar.
6s
Lançamos o Mokito para cima novamente.
Ele bateu na árvore e logo caiu no chão.
5s
Lançamos o Mokito para frente novamente, mas com menos força.
Ele ficou mais tempo no ar, porém voava torto.
8s
Lançamos o Mokito para cima, com força e no sentido do vento.
Ele permaneceu por mais tempo no ar.
9s
Lançamos o Mokito para frente e para baixo.
Com o impacto do vento o avião pegou força e foi para cima.
Nesse ultimo teste o avião permaneceu no ar por mais tempo.
13s


3- 5 conceitos físicos

Inércia: uma vez que impulsionado o avião voa sem o impulso da hélice e sem a força exercida pelo homem que o joga o aeromodelo não muda seu estado (parado ou em movimento).
Aceleração média: é uma grandeza que indica como a velocidade de um corpo varia ao longo do tempo. Nós podemos a citar uma vez que o corpo (aeromodelo) sofre mudança de velocidade quando lançado.
Gravidade: se ela não existisse e não fosse levada em conta o aeromodelo voaria (vaso houvesse forca o impulsionando) sem nunca ter de aterrissar.
Peso: uma vez que o corpo deva ser leve (ter pouco peso) para que possa voar essa grandeza deve ser levada em conta.
 Tempo:  o tempo que o aeromodelo permanece no ar.

4- Tabela de problemas e solução
Problemas
Solução
O avião voava muito alto
Diminuímos a quantidade de vezes que giramos a hélice
O avião voava torto
Diminuímos as asas da frente
Após a mudança anterior,
o avião voava baixo
Voltamos o Mokito para o modelo original
O avião continuava voando baixo
e perdia força muito rápido
Mudamos o modo de lançamento
Lançamos pra frente, com força e no mesmo sentido do vento


5- Conclusão
O mokito será o aeromodelo usado pelo nosso grupo na competição. Após mudanças feitas, solução de problemas, testes e melhores jeitos para lançamento deixamos o mokito de um jeito adequado para a categoria da competição (tempo) e para o local que será realizada.
Até o dia da competição acredito que serão feitas outras modificações, porque, como disse o Professor, a competição será na chácara em um corredor fechado com árvores, então temos que deixar o mokito voando baixo e por mais tempo, de um jeito que não bata em nenhuma das árvores.
Iremos fazer mais testes e procurar soluções para ter um bom desempenho na competição.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

RELATÓRIO - AEROMODELO

Questão 1 - Quais os materiais utilizados para a construção do avião de papel?
O material usado para construção do avião de papel foi folha de papel sulfite A4.

Questão 2 - Como proceder para construir um avião de papel para a categoria distância?

Para construir um avião de papel para a categoria distância foi feito um Origami.
1º Passo: Dobre a folha de papel ao meio e dobre.
2º Passo: Abra a folha com a dobra pra baixo e dobre os dois cantos em direção ao meio, que está com a marcação.
3º Passo: Dobre a ponta do passo anterior para baixo, para que as abas fiquem presas sob esta dobra. Ele deve agora parecer o verso de um envelope.  
4º Passo: Dobre os dois cantos criados no passo anterior ao centro.
5º Passo: Dobre a ponta do passo anterior para segurar as abas contra a dobra central.
6º Passo: Dobre o avião ao meio, para que as dobras fiquem para fora.
7º Passo: Dobre as asas para baixo, alinhando com o fundo do avião e dobre as novamente para melhor desempenho.
8º Passo: Abra as asas de modo a deixá-las perpendiculares ao corpo da aeronave. 
9º Passo: Pronto!!

Questão 3 - Como proceder para construir um avião de papel para a categoria tempo de vôo?

Para construir um avião de papel para a categoria tempo de vôo foi feito um Planador.
Passo a passo no link abaixo:

Questão 4 - Como proceder para lançar um avião para distância? Como proceder para lançar um avião para tempo de vôo?

Para lançar um avião pra que ele percorra longa distância, é preciso lançá-lo com força e para frente, e no sentido que está o vento. Isso fará o avião ir mais longe.
E para lançar um avião para que ele fique mais tempo voando, é preciso lançá-lo também com força mas para cima, e no sentido contrário do vento, de modo que isso faça ele ficar mais tempo no ar.

Questão 5 - Cite diferenças entre os dois modelos anteriores?

O avião feito para categoria distância tem o corpo maior e mais alongado, tem menos dobraduras e tem o bico mais afinado. Já o aivão feito para categoria tempo de võo tem o corpo menor, com mais dobraduras, dobras nas asas, e é mais "quadrado".

Questão 6 - Qual a maior distância atingida pelo grupo até o momento? Qual o maior tempo de vôo atingido pelo grupo até o momento?

A maior distância atingida pelo grupo até o momento foi de 16,4 metros.
E o maior tempo de vôo atingido pelo grupo até o momento foi de 3,34 segundos.

Questão 7 - Se a maior distância fosse realizada no maior tempo atingido (item anterior) qual seria a velocidade média do seu avião?

A velocidade média do nosso avião seria de 4,9 m/s.

Questão 8 - Quem foi o inventor dos aviões de papel? Faça uma breve descrição dele.

avião de papel foi inventado em 1865 por um engenheiro romeno naturalizado inglês chamado Aero Smith, mas a origem dos aviões de papel é normalmente atribuída à China Antiga, embora haja evidência de que foi concomitantemente aperfeiçoado e desenvolvido no Japão onde é conhecido como 紙飛行機 (kami hikōki; kami=papel, hikōki=avião). 
O conceito aerodinâmico de Aero Smitch foi inspirado no vôo majestoso das aves de rapina - águia, falcão, passaralho e afins - e foi tão engenhosamente concebido por sua mente brilhante que, mesmo depois de 1 século e meio, não sofreu quase nenhuma alteração em seu layout básico.

Questão 9 - A Embraer é uma das maiores empresas do mundo e é um orgulho nacional. Faça uma breve descrição dela e cite pelo menos três projetos desenvolvidos pela empresa.

A Embraer ou Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A, é um conglomerado brasileiro fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares.
Ao lado da rival canadense Bombardier, é a terceira maior produtora mundial de jatos civis, atrás de Airbus e Boeing, e uma das maiores companhias exportadoras do Brasil em termos de valor absoluto desde 1999. Detém também a maior carteira de pedidos entre os fabricantes de jatos regionais de passageiros, sendo líder de mercado no segmento de 70 a 122 assentos.
Fundada no ano de 1969, seu primeiro presidente foi o engenheiro Ozires Silva, que havia liderado o desenvolvimento do avião Bandeirante. Inicialmente, a maior parte de seu quadro de pessoal formou-se pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) do Centro Técnico Aeroespacial (CTA).
Atualmente a empresa encontra-se em ascendência, com muitos contratos de venda, e expandindo-se não somente em espaço físico, mas também em número de empregados, contando com cerca de dezessete mil empregados, dos quais aproximadamente onze mil são diretos e seis mil indiretos.
A Embraer nasceu como uma iniciativa do governo brasileiro dentro de um projeto estratégico para implementar a indústria aeronáutica no país, em um contexto de políticas de substituição de importações. Está sediada na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, com diversas unidades no Brasil e exterior, inclusive duas joint-ventures, uma na China, a Harbin Embraer, e outra em Portugal, a OGMA. Para teste de aviões a companhia possui uma pista de pouso e decolagem na cidade de Gavião Peixoto (Aeródromo de Gavião Peixoto), cuja extensão de 4967 metros é considerada a quarta pista asfaltada mais longa do mundo.



O Embraer EMB-314 Super Tucano é uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), para uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia brasileira em proveito do projeto SIPAM/SIVAM, e de treinador inicial para pilotos de caça.
Super Tucano at URUBRA I exercise.jpg 

O Legacy é uma aeronave bimotor executiva de grande porte e alcance intercontinental, com motorização turbofan, com capacidade para transportar 15 ou 20 passageiros, dependendo da configuração adotada, fabricado no Brasil a partir da década de 2000 pela Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, que é hoje a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, uma das mais admiradas, e tem mais de 40 anos de história na fabricação de aviões comerciais, aviões para uso executivo, entre eles o EMB-121 Xingú, aviões para uso militar, entre eles o Tucano, e até um utilitário para aviação agrícola, o Ipanema.
Embraer legacy 600 g-irsh arp.jpg 

O ERJ-135 é um avião desenvolvido e fabricado pela empresa brasileira Embraer. Trata-se de uma versão encurtada do ERJ-145, cuja bem sucedida família ainda conta com o intermediário ERJ-140Os três tipos já venderam mais de 1.200 unidades, que voam em todos os continentes.
 Embraer ERJ-135 1 Ploemeur 02-04-05.JPG

Questão 10 - Faça uma conclusão para este relatório (seu projeto de avião de papel).

Os aviões de papel feitos para competição foram utilizados nas competições realizadas na escola e tiveram um bom resultado. Foi necessário modificações no avião e no modo de lançamento para ambas as categorias (tempo e distância) para melhor desempenho na competição, e conseguimos melhorar esse desempenho.
Na competição do aeromodelo iremos usar o modelo Mokito, e iremos fazer modificações no mesmo utilizando as instruções que utilizamos para construir o nosso Planador para a categoria de tempo na competição da escola. Esperamos ter um bom resultado com isso.

sábado, 2 de junho de 2012

Questão de Final de Semana

Alberto Carvalho da Silva
 


Médico e fisiologista luso-brasileiro Nascido no Porto, Portugal, em 1917, Alberto Carvalho da Silva era médico, formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1940. Alberto Carvalho da Silva se notabilizou pelos estudos na área de nutrição. O ponto de partida de seus principais trabalhos foi um estágio na Universidade de Yale, quando dedicou-se a realizar pesquisas de nutrição experimental utilizando o gato doméstico. A partir daí, sua trajetória científica foi dedicada à descoberta de aspectos da nutrição animal que contribuíssem para melhor conhecer as doenças e deficiências nutricionais humanas. Estudou medicina, ciências sociais e filosofia, além de ter sido aluno ouvinte de química. Uma das grandes tristezas do português, já quase no final da vida, era ter ficado afastado da atuação acadêmica por onze anos devido ao AI-5. Nesse período, trabalhou na Fundação Ford e preocupou-se com a aplicação prática das pesquisas científicas. Durante toda a sua trajetória como pesquisador e acadêmico, revelou-se também, um defensor da ciência e dos cientistas brasileiros atuando na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e participando da criação da Associação de Auxiliares de Ensino, que deu origem à Associação de Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp). 
Chegou ao Brasil ainda criança e durante os anos 20, morou em porões e cortiços de São Paulo. Formou-se na Faculdade de Medicina da USP (1940) e, no ano seguinte, entrou para o Departamento de Fisiologia da Universidade de São Paulo, primeiro como assistente e depois como livre-docente (1954), professor-adjunto (1960) e professor catedrático (1964). 
Durante este período foi bolsista pela Fundação Rockefeller, nos Estados Unidos, em três oportunidades: no Departamento de Nutrição da  Universidade Yale (1946-1947), no Departamento de Fisiologia da Universidade de Chicago (1959) e no Departamento de Nutrição do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT -1960). Diretor científico do CTA da Fapesp (1968-1969), da qual foi um dos idealizadores, com a edição do famigerado Ato Institucional nº5, foi afastado compulsoriamente da USP (1969). Foi então contratado pela Fundação Ford como consultor técnico em ciência, tecnologia e nutrição, e trabalhou nos escritórios da Fundação no Rio de Janeiro, Santiago do Chile e Lima (1969-1980). Também trabalhou para o Banco Mundial como consultor em programas de nutrição no Brasil (1974-1979), na Indonésia (1979) e no México (1982), e no Sub-comitê de Nutrição da ONU (1979-1983). 
Foi ainda consultor da Universidade das Nações Unidas em Moçambique e Angola (1981). Já então beneficiado com a anistia política havia se reintegrado à USP (1980), tornou-se diretor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biomédicas e diretor presidente da Fapesp (1984-1993). Aposentou-se (1993), tornou-se (1994) Professor emérito da USP e professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), onde coordenou a área de Política Científica e Tecnológica (1994-2001), além de participar de várias atividades em comissões de alto nível, como as que elaboraram o documento A Presença da Universidade Pública (1998) e o Código de Ética da USP (2000-2001). 
Presidente de honra da SBPC, foi autor de mais de 40 trabalhos de natureza experimental na área de nutrição, publicados em periódicos nacionais e internacionais, e de 53 trabalhos experimentais apresentados em reuniões científicas no país e no exterior. Sempre preocupado com o desenvolvimento de uma política científica e tecnológica e industrial brasileira e a relação universidade-empresa, voltada para a saúde, segurança alimentar e nutrição, só diminuiu suas atividades quando sua saúde começou a se debilitar (2001) morrendo no ano seguinte, em São Paulo (SP), aos 85 anos. 
Alberto Carvalho da Silva faleceu no dia 30 de junho de 2002.

Além de ser uma perda irreparável para toda a comunidade acadêmica, a morte do "professor Alberto" — como todos o chamavam — abre uma lacuna no debate sobre a política científica e tecnológica do país, empreendido por ele sempre de maneira objetiva e bem fundamentada, serena, mas firme. Sabemos o quão difícil é prestar a merecida homenagem à memória de um homem do porte intelectual e da iniciativa de Carvalho da Silva, mas o IEA e a revista ESTUDOS AVANÇADOS procurarão, oportunamente, honrá-lo da melhor forma ao nosso alcance.

Por que escolhemos ele?
Nós escolhemos Alberto Carvalho da Silva porque ele foi um dos principais cientistas do Brasil, estudante de nutrição animal como base para a detecção de doenças humanas. Portanto, foi através dos estudos de Carvalho da Silva que foram descobertas doenças que antes as pessoas não conheciam, e assim, ter a capacidade de descobrirem a cura para a mesma! Além disso, Carvalho da Silva tem uma excelente formação acadêmica.

Primeiro teste

Olá!
Na segunda-feira (21/05) fizemos o primeiro testo do aviãozinho de papel na escola. O teste era de maior distância feita pelo avião.
O professor sorteou um aluno do grupo para fazer o avião na hora, e ser lançado pelo mesmo.
Foram feito dois testes. No primeiro testo o avião fez 9,60m e no segundo teste 16,50.
Nesse primeiro testo o grupo teve um bom desempenho, mas esperamos melhores resultados no próximo teste.

Red Bull Paper Wings 2012 World Championship - Austria
O campeão de mundo será determinado, pela terceira vez, em um locar onde raridades maravilhosas da aviação são exibidos. Todos terão a chance de uma aventura inesquecível na aviação. As dimensões da competição quase dobraram em pouco tempo. Havia 48 países que tiveram eliminatórias nacionais em 2006. Havia já mais de 85 países que participam da segunda edição do concurso. Neste momento 500 eventos de qualificação em mais de 85 países estão prontos para decolar.
Tudo o que precisamos é um pedaço de papel. É de importância secundária que forma o simples pedaço de papel (80g/m2) assume quando se tira da mão. 
Mexer e testar a aerodinâmica é o que precisa ser feito antes da competição. Todas as formas de dispositivos de assistência ou suplementares são proibidos nas categorias "distância maior" e "o mais longo tempo de antena". Apenas com as "acrobacias" são autorizados a utilizar tesouras, colas e outros materiais.

CATEGORIAS DE PAPEL
Os vencedores serão determinados nas seguintes três disciplinas, os participantes podem começar em uma ou mais disciplinas.

Maior distância
O vencedor desta categoria será o plano (feito de apenas uma folha de papel) que voa a maior distância entre a decolagem eo ponto de chegada no Espaço Aéreo oficial. A distância será contado em m; cm; mm/polegadas. 

Maior tempo de vôo
O vencedor desta categoria será o plano (feito de apenas uma folha de papel) que consegue ficar no ar por mais tempo. Os resultados serão contados em décimos de segundos. 

Acrobacias
Criatividade e estilo - que é o que é preciso para fazer um avião de papel voar artisticamente através do ar. Um júri irá determinar o vencedor de acordo com seguintes critérios:
  • Construção (técnica) do avião de papel
  • (Arte & design) Criatividade
  • Desempenho de vôo


INTERNACIONAL QUALIFLYER REGRAS
Desafiando os recordes mundiais existentes precisa ser feito de acordo com as normas internacionais desenvolvidas pela Paper Aircraft Association (PAA) e os regulamentos Recordes Mundiais do Guinness. 

Maior distância
  • Todos os concursos têm de ser realizada no interior, sem qualquer vento.
  • Aviões de papel só deve ser construído a partir de um pedaço de papel: formato padrão A4 (297x210mm), não mais de 100gms. A folha deve ser modificado por dobragem apenas! Não rasgar, colar, cortar, grampear ou lastro é permitido!
  • Aviões de papel tem que ser construída no local com o papel oficial fornecido.
  • A aeronave deve ser lançado por uma pessoa jogando a aeronave sozinho atrás de uma linha reta de lançamento marcada no chão. Passando ao longo da linha de lançamento conduz a uma tentativa inválido. Tocando a linha de lançamento ou de qualquer ponto além durante o lançamento, leva a uma tentativa inválida. O lançador pode ir além da linha de lançamento, depois que o avião de papel atinge o solo ou qualquer objeto.
  • Duas tentativas por participante são permitidos. Planos diferentes podem ser utilizadas, as contagens de melhor tentativa.
  • A maior distância deve ser medida com uma fita métrica padronizada ou laser Decisivo para a medição é o ponto base na linha de partida e o primeiro ponto onde o avião de papel atinge o solo ou qualquer objeto. Resultados precisam ser contados em m; cm; mm/polegadas.


Longest Airtime
  • Todos os concursos têm de ser realizada no interior, sem qualquer vento.
  • Aviões de papel só deve ser construído a partir de um pedaço de papel: formato padrão A4 (297x210mm), não mais de 100gms. A folha deve ser modificado por dobragem apenas! Não rasgar, colar, cortar, grampear ou lastro é permitido!
  • Aviões de papel tem que ser construída no local com o papel oficial fornecido.
  • A aeronave deve ser lançado por uma pessoa jogando a aeronave sem ajuda de uma posição razoavelmente estática. O participante precisa ter tanto firma os pés no chão durante a tentativa.
  • Uma caminhada ou corrida rápida como parte do lançamento não é permitido, nem o uso de rampas ou dispositivos semelhantes.
  • Duas tentativas por participante são permitidos. Planos diferentes podem ser utilizadas, as contagens de melhor tentativa.
  • Decisivo para a medição são os momentos em que o avião de papel sai da mão e pela primeira vez atinge o solo ou qualquer objeto. Os resultados são contados em décimo de segundo.


Acrobacia aérea
  • Todos os concursos têm de ser realizada no interior, sem qualquer vento.
  • O corpo do avião precisa estar fora do papel, mas não existem restrições no que diz respeito ao papel qualidade técnica, a construção, tamanho e material de suporte dos aviões utilizados.
  • Aviões não estão autorizados a ser controlada à distância, nem a utilizar a energia armazenada (bateria, etc)
  • Aviões prontos não pode ser trazido para a competição.
  • Não existem limitações com relação ao estilo de corpo ao jogar.
  • Cada participante tem um slot de tempo de 1 minuto para executar na frente do júri.
  • Os seguintes critérios devem ser julgados: 
        - Construção (técnica) do avião de papel 
        - Criatividade (arte & design) 
        - desempenho de vôo
  • Com relação ao desempenho de vôo, o júri deve basear seus pontos sobre a execução do vôo, por exemplo, diâmetro (do laço / onda / círculo), estabilidade e duração do voo.
  • Cada membro do júri pode atribuir 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10 pontos. O júri composto por três membros, onde cada membro tem que julgar um critério diferente. O resumo dos pontos atribuídos irá mostrar o resultado.
  • O piloto de acrobacia aérea que representa um país na Final Mundial pode ser definido em uma Final Nacional ou por meio de votação de vídeo online. Se o sistema de votação on-line é aplicado, 10 de um total de 30 pontos pode ser alcançada a partir de votos. Os restantes 20 pontos são provenientes de dois juízes, sendo capaz de dar um máximo de 10 pontos cada. Ambos os juízes avaliam a criatividade, construção e desempenho de vôo.


Estas Regras são aprovadas e oficialmente declarado pelo diretor de vôo, que será responsável pela sua observação, a fim de assegurar uma concorrência leal.Questões e disputas serão apagados depois de indicado pelo participante em causa para o diretor de vôo que pode encomendar recorrência.

Competições de avião de papel

Red Bull Paper Wings
A Red Bull Paper Wing é uma competição mundial de aviões de papel. 
Milhares de pilotos, dezenas de qualificação em todo o planeta. Aviões de papel voam no ar em todo o mundo na tentativa de alcançar as finais mundiais da Red Bull Paper Red Wings Campeonato Mundial. Há três categorias para a final – maior tempo no ar, a mais longa distância, e acrobacias. Mas uma palavra de aviso: O objetivo é voar, para não pousar.